Contabilidade Ribeiro

Notícias

Ministério da Fazenda assina Memorando de Entendimento com a Administração Estatal de Reservas Estrangeiras da China

O objetivo do instrumento é recriar o Fundo de Cooperação Brasil-China para a Expansão da Capacidade Produtiva para o Desenvolvimento Sustentável

A secretária de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda, embaixadora Tatiana Rosito, assinou nesta quinta-feira (6/6), durante a VII Plenária da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (COSBAN), em Pequim, Memorando de Entendimento (MoU, na sigla em inglês) com a Administração Estatal de Reservas Estrangeiras da China (SAFE, na sigla em inglês). O objetivo do instrumento é recriar o Fundo de Cooperação Brasil-China para a Expansão da Capacidade Produtiva para o Desenvolvimento Sustentável.

A melhoria no desenho institucional, revisada em aspectos operacionais e de estrutura de governança, irá facilitar atividades e projetos de investimento no Brasil. Tal remodelação busca melhorar, em especial, iniciativas voltadas para o desenvolvimento sustentável e atração de investimentos.

Os principais objetivos do Fundo são financiar projetos que expandam a capacidade produtiva no Brasil e fortalecer a cooperação entre os dois países, incentivando troca de experiências e investimento mútuo. Entre as modalidades de aplicação de recursos, destacam-se investimento em capital e fundos, além de financiamentos.

Funcionando como plataforma de triagem de investimentos, o Fundo irá facilitar financiamento em setores prioritários, em consonância com o Plano de Transformação Ecológica (PTE), como energia limpa, transição energética, abastecimento de água, transporte, ferrovias, logística, mobilidade urbana, infraestrutura social, infraestrutura digital, agricultura, bioeconomia e outros setores acordados por ambas as partes.

No Brasil, o órgão operador do Fundo será o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e, na China, o China-LAC Industrial Cooperation Investment Fund (ClaiFund, abreviação de Fundo de Cooperação e Investimento Industrial). O comitê de monitoramento será constituído por representantes nomeados por cada uma das partes em igual proporção.

A embaixadora Rosito integra a delegação do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, em sua visita oficial à China por ocasião da VII reunião da COSBAN.

Últimas Notícias

  • Empresariais
  • Técnicas
  • Melhores

Boletim Contabilidade Ribeiro

Agenda Tributária

Cotação Dólar

Indicadores diários

Compra Venda
Dólar Americano/Real Brasileiro 5.43 5.4304
Euro/Real Brasileiro 5.8197 5.8277
Atualizado em: 24/06/2024 06:25